carla-fukuhara-logotipocarla-fukuhara-logotipocarla-fukuhara-logotipocarla-fukuhara-logotipo
  • Início
  • Agendar consulta
  • Atendimento com psicólogo
    • Atendimento com psicólogo
    • Dúvidas frequentes
    • Psicologia
    • Tratamentos
  • Artigos
  • Contato
(11)9-4637-3009

Ciúmes no Relacionamento Amoroso

  • Home
  • Artigos sobre Psicologia
  • Atendimento psicológico Atendimento com psicólogo
  • Ciúmes no Relacionamento Amoroso

O ciúmes é um sentimento delicado, pois abala a nossa autoestima e nos faz ficar preocupados e inseguros. O ciúmes é quando ficamos inseguros sobre a fidelidade e sobre os sentimentos do outro, e está relacionado com o medo de perder a pessoa amada, medo da infidelidade e por consequência a solidão.

Dentro de um relacionamento amoroso, podem existir situações que causam sentimentos de ciúmes um no outro. O ciúmes que ocorre em grau moderado e de vez em quando, é considerado o ciúmes “comum”. Ou seja, quando o ciúmes é algo transitório e temporário, ele geralmente não gera prejuízos e nem danos a vida do casal. Entretanto, quando o relacionamento é constantemente permeado por inseguranças, pensamentos obsessivos e ciúmes excessivo em relação ao outro, ambas as partes do casal se desgastam com o tempo.

A mente ciumenta precisa ter a certeza das coisas. Isso leva o ciumento a comportamentos de verificação e auto sabotagem. Nesse momento, esquecemos que não temos controle sobre o outro e nem sobre as suas escolhas. Assim como o outro não têm controle sobre nós. O parceiro (a) pode achar outras pessoas atraentes, assim como nós podemos achar outras pessoas atraentes, mas isso não quer dizer que vamos trair e o mesmo serve para o outro.

O ciúmes constante pode acarretar em prejuízos e perda de qualidade de vida, uma vez que a pessoa ciumenta, acaba investindo seu tempo livre, monitorando e buscando informações que comprovem a infidelidade. Tudo isso reflete também na autoconfiança e autoestima da pessoa ciumenta. Ou seja, a pessoa ciumenta acaba vivendo em função do outro, querendo controlar o outro e preenchendo seus pensamentos com preocupações e inseguranças.

Dentro de um relacionamento amoroso, precisamos compreender que o vínculo está na confiança, no amor e no respeito. Se isso for quebrado, não há motivos para continuar com a pessoa. Quando estamos em um relacionamento amoroso, precisamos sempre ter em mente que não podemos ter o controle de tudo, não podemos ser perfeitos, não temos a certeza de todas as coisas. Se vivermos buscando isso, a tendência é viver na frustração.

A psicologia Cognitiva Comportamental compreende que o ciúmes está nos nossos pensamentos e na forma como percebemos o mundo, os outros e a nós mesmos. Dentro do processo psicoterapêutico, o psicólogo irá auxiliar na reestruturação destes pensamentos, refletindo em mais autocontrole e por consequência na libertação da insegurança. Possibilitando viver o hoje livre da insegurança. A psicoterapia pode te ajudar a viver o que realmente importa e ter uma vida plena e feliz.

O psicólogo, diante da situação de ciúmes no relacionamento amoroso, irá acompanhar o caso e junto com a participação ativa do cliente, estabelecer novos sentidos e significados a relação afetiva. Dentre essas questões, o psicólogo irá trabalhar no sentido de promover ao seu cliente o restabelecimento da autoconfiança e autoestima, buscando estabelecer um equilíbrio emocional e racional, diante das demandas de um relacionamento afetivo.

A terapia de casal também é uma possibilidade de intervenção terapêutica para situações de ciúmes no relacionamento. Para isso, é necessário que ambos estejam de acordo e dispostos a terapia.

Tire as suas dúvidas sobre atendimento psicológico pelo whatsapp!
(11)94637-3009

Share
28

Related posts

novembro 7, 2019

Depressão


Read more
novembro 7, 2019

Terapia Cognitivo Comportamental


Read more
novembro 7, 2019

Infância e Demandas Escolares


Read more
Copyright 2018. Carla Fukuhara. Todos direitos reservados.
      Agendamento por Whatsapp Agendamento por Whatsapp